Net metering: entenda como funciona o Sistema de Compensação de Energia Elétrica

net metering compensacao de energia

O sistema de compensação de energia, também conhecido como net metering, fornece créditos de energia elétrica para quem gera mais energia do que consome.

Já pensou em contar com um sistema de energia solar que te ajuda a economizar na conta de luz no final do mês e ainda permite que você negocie a energia excedente?

O Sistema de Compensação de Energia Elétrica, net metering, é um método que possibilita a obtenção de créditos de energia elétrica para quem produz mais energia que consome.

A compensação pode ser realizada através da geração de energia por painéis solares fotovoltaicos ou por pequenas turbinas eólicas. A energia produzida é usada para “abater” o consumo de energia elétrica.

Quando a energia gerada for maior que o consumo, o saldo de energia pode ser usado para descontar o gasto nos meses seguintes, sendo válido por até 5 anos.

Como posso aderir ao sistema de net metering?

Antes mesmo de solicitar adesão ao programa, é necessário contar com um sistema de energia que se adeque em alguns requisitos e também firmar um acordo com a companhia de energia.

O sistema de energia precisa:

  • Medir a energia consumida e a energia enviada para a rede elétrica;
  • Estar conectado à rede elétrica pública;
  • Fornecer informações atualizadas sobre a produção e o consumo de energia;
  • Cumprir regulamentações locais e nacionais;
  • Contar com um mecanismo para fazer o processo de compensação da energia produzida com a energia consumida.

Como funciona o sistema de compensação de energia?

O sistema fotovoltaico, que precisa estar de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), faz o processo de distribuir a energia excedente na rede pública.

Com a distribuição realizada, os créditos são gerados e descontados em contas de energia futuras.

Todo sistema de net metering busca incentivar o uso de energias mais limpas e sustentáveis, evitando uma dependência do sistema de rede elétrica convencional.

É possível usar a energia excedente em outros lugares?

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existe a possibilidade do consumidor utilizar a energia excedente em outras unidades, que devem estar previamente cadastradas dentro da mesma área de concessão e, ainda, enquadradas nas modalidades estabelecidas.

Modalidades de geração de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite quatro modalidades de geração distribuída de energia:

  • Geração na unidade consumidora: instalação do sistema de geração de energia no telhado da própria residência.
  • Autoconsumo remoto: possibilidade de gerar energia em uma unidade consumidora e compensar o consumo de outra unidade em um mesmo estado. Ou seja, o consumidor pode contar com energia solar no telhado da casa e a energia que é gerada é compensada em outra residência.
  • Múltiplas unidades consumidoras: placas solares podem abastecer áreas comuns no caso dos condomínios e também existe a possibilidade dos moradores compartilharem a energia com a instalação de placas em seus telhados.
  • Múltiplas unidades consumidoras: usina que as pessoas podem se associar para serem beneficiadas com abatimento na conta de energia.

Vantagens do Sistema de Compensação de Energia Elétrica

O net metering é interessante, principalmente para empresas, uma vez que reduz de maneira significativa a conta de luz, podendo chegar em até 90% de desconto.

Por ser uma energia renovável e limpa, a energia solar é um forte fator contribuinte para a sustentabilidade do meio ambiente. Portanto, ao adotar um sistema de energia solar e de compensação energética, a empresa estará fazendo parte de um movimento sustentável que pode posicioná-la como comprometida com as questões ambientais.

A independência e segurança energética também são fatores que contam vantagem no âmbito da energia solar e net metering. Justamente por contar com um sistema próprio, a empresa não ficará dependente da rede pública.

Os benefícios também se estendem às residências, que – com o sistemas de compensação de energia – vão contar com contas de luz mais reduzidas e segurança contra possíveis aumentos nas tarifas por conta de inflações.

Além do mais, uma vez que a energia solar pode ser entendida como um investimento do imóvel, ainda existe um abatimento no imposto de renda.

Contar com placas fotovoltaicas interligadas à rede também é uma solução para não enfrentar falta de energia em dias nublados e chuvosos, por exemplo, e até mesmo durante o período noturno.

O relógio medidor faz o papel de equilibrar a distribuição durante o dia, quando o consumo é menor, e a noite, quando não há sol. Portanto, a energia é gerada mais durante o dia para utilizar-se à noite.

Dê um primeiro passo para um futuro mais sustentável!

Fale com um de nossos especialistas: